Os desafios corporativos nos processos Internos de Comunicação

           Vivemos em uma era em que muitas coisas mudaram e a cada dia vem evoluindo mais e mais. Isto tem se tornado um grande desafio para essa chamada “adequação” e certamente foi realizado de duas maneiras: mudança de opiniões e pensamentos próprios ou simplesmente algo foi mudado por imposição ou necessidade. Quando falo neste assunto, não quero apenas cogitar no meio pessoal, mas também no mundo corporativo.

        O processo de comunicação ocorre de inúmeras formas, onde até algumas são difíceis de entender. Podemos citar: seja pelo olho no olho, ataque/defesa, pergunta/resposta, ação/reação, tentativa/erro, estímulo/retorno; seja pelo gestual, por jargões corporativos; por poesia; carta; telefone; fax; e-mail; sinal de fumaça. De um modo geral, podemos dizer que a Comunicação é imprescindível em nossas vidas.

          Com a inserção das novas tecnologias ao longo dos anos, podemos fazer uma análise: muitas pessoas e organizações têm evoluído muito neste ponto, já outras não. No meio pessoal, talvez possam ter diversos fatores para tais pontos negativos, mas um tanto tão desolados ao meio das oportunidades oferecidas, mas sabemos que em nosso país ainda há pessoas vivendo em situações um tanto primitivas, por desamparo de nosso Governo. Já no meio Corporativo, é um tanto doloroso falar desse assunto, pois no meio de tanta competitividade e, para novas inserções no mercado as tecnologias são fundamentais.

          Nos dias de hoje infelizmente, ainda há organizações, principalmente as pequenas empresas, mais a nível familiar, são as que menos investem em uma administração competente e adequada à nossa realidade, mas também há as que são muito bem organizadas e que ao longo dos anos vem crescendo muito com tendência a decolar mais a cada dia.

          Não é novidade falar que a Cultura Organizacional é a influência significativa para o bom andamento de cada organização. Não falo apenas em regras, mas sim em hábitos e costumes, em gerenciamento de processos e outros fatores. Cada organização é independente, mas cada uma depende de seus colaboradores e vice versa. Infelizmente, o que ainda acontece muito é o rodízio de colaboradores ao longo do ano, aumentando além do trabalho, os custos. Mas porque isto acontece? De uma forma geral, podemos dizer que há certo conflito de ideias do colaborador sobre a empresa e a empresa sobre o colaborador.

          Dentro de uma organização há conflito de ideias. Há pessoas tentando se adequar as normas desta e há pessoas designadas para gerenciar suas equipes em prol de um resultado positivo. O que ainda acontece é que, muitos gestores utilizam táticas mais conservadoras e um tanto antigas, condizendo com a realidade existente hoje, prejudicando principalmente o gerenciamento de suas equipes, o que está diretamente ligada ao processo de comunicação desta utilizada (email, oficio, memorando, chat entre outros), fato que acaba desmotivando de certa forma os seus colaboradores até ao ponto deste solicitar o desligamento desta. Não podemos confundir os  processos formais de negócios e os processos internos (interação de equipes e líderes e outros).

          Muitas empresas (há sim as exceções) muitas vezes querem tornar o colaborador num certo cavalo, que deve seguir 100% o trajeto como o guia quer, ser exclusivo 100%, mas infelizmente isso é impossível. Privar uma pessoa de receber uma ligação, responder uma mensagem é coisa do passado, só que tudo tem limite. A interação entre os colaboradores também é importante para o melhor andamento dos processos de cada atividade; um momento de distração por pequenos instantes é necessário sim. 
          
        Em meio a tudo isso, podemos verificar que na maioria das organizações há um desafio enorme para uma melhor adequação às novas tecnologias, gerando melhorias em seu processo de comunicação, tanto interno como externo. Há muitos métodos que podem ser utilizados para que haja essas melhorias, tais como: treinamentos, revisão de processos internos, contratação de uma equipe (principalmente gestores) qualificada, entre outros. O mais interessante no processo de comunicação é que na maioria das vezes, na tentativa de simplificá-lo acaba complicando-se mais, com fórmulas infalíveis e regras milagrosas, de como e o que fazer ou dizer.

          Para que a comunicação atinja o seu objetivo, o melhor caminho é a simplicidade e que os demais processos sejam reorganizados também a partir dessas ações. Os problemas certamente não se resolverão do dia para a noite, porém ao longo dos tempos e adequações a partir das novas ações, as melhorias serão vistas e com bons olhos por todos.





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