Estilos de Liderança

No mercado cada pessoa é única, mas com o passar dos tempos estudiosos no assunto começaram a traçar perfis com Base em grandes Líderes, chegando a Teorias sobre Estilos de Liderança. “Enquanto a abordagem dos Traços se refere àquilo que o Líder é,  a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o Líder Faz”.(Chiavenato, 2001).

Diante disso, vamos conhecer três conceitos de forma prática, segundo Chiavenato (2001,p.161 e 162), os quais se referem aos estilos de Liderança. São eles:

a) Liderança Autocrática: O Líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade, nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. Embora aparentemente gostassem das tarefas, não demonstraram satisfação com relação à situação. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do Líder. Quando se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e agressividade.

b) Liderança Liberal: O Líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o totalmente à vontade se sem controle algum. Embora a atividade dos grupos fosse intensa, a produção foi medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações, perdendo-se tempo com discussões voltadas mais para motivos pessoais do que relacionadas com o trabalho em si. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito ao líder.

c) Liderança Democrática: O Líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Houve formação de grupos de amizades e de relacionamentos cordiais entre os meninos. Líder e subordinados passaram a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho mostrou ritmo suave e seguro, sem alterações, mesmo quando o Líder se ausentava. Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal, além de uma impressionante interação grupal, dentro de um clima de satisfação.

Diante do que foi descrito acima, podemos fazer uma breve comparação entre os três grupos. Os grupos submetidos à Liderança Autocrática apresentara a maior quantidade de trabalho produzido. Sob a Liderança Liberal, no que se refere a qualidade e quantidade, foram péssimos. Já co o Líder Democrático, o grupo teve volume de trabalho produzido idêntico a da equipe do Líder Autocrático, mas com uma qualidade superior.



Para finalizarmos, vamos lançar um desafio para reflexão: Você já pensou em qual tipo de Liderança você se enquadra?

O desafio da liderança é saber quando aplicar tal processo, com quem e dentro de quais circunstâncias e atividades a serem desenvolvidas (Chiavenato, 2001).



 

 
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto, 1929 – TGA, vol 1/ Idalberto Chiavenato – 6. Ed. ver e atualizada. Rio de Janeiro:: Elsevier: 2001 - 13ª impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário