A Arte do Crescer sobre um Novo Conceito

Diz a lenda que “Ano novo, Vida Nova”. Eu costumo dizer “Vida que segue”, porém podemos refletir no que fizemos nos  365 dias que nos foi proporcionado, bem como traçar novas metas e objetivos, a serem trabalhadas no presente, visando o futuro.
 Quando conversamos com empreendedores, empresários, gestores,  sonhadores.. qualquer pessoa que está suscetível no mercado de trabalho, podemos notar que todos almejam ao mesmo tempo a  mesma coisa: Crescer! Muitos lutam muito para que isso possa acontecer, bem como outros ficam de braços cruzados ou traçam metas falidas e fracassadas e, se nada acontece, ficam muito estarrecidos.
Vamos lembrar: O que são metas? O que são Objetivos?
As metas são especificações dos objetivos. Um objetivo, tanto profissional como pessoal, é algo que você deseja alcançar, é a direção, e a meta é a especificação, o detalhamento.
Após essa definição, dando segmento ao nosso foco, antes de qualquer coisa, temos que refletir muito sobre “crescer” e “crescimento”. O que é isso? De onde vem? Como alcançar?
Essas respostas cabem a cada um, individualmente, visando o futuro sempre.
Adotei uma tática para descrever melhor o que um profissional precisa necessariamente para Crescer. Essa palavra, nada mais é do que uma evolução, trabalhada por meio de ações, com a finalidade de se alcançar um objetivo e metas.

Delimitei alguns fatores que são fundamentais para Crescer, obter crescimento. São eles: conhecimento, responsabilidade, ética, sabedoria, comprometimento, equilíbrio e resistência.


* O conhecimento é imprescindível para que qualquer coisa que você queira fazer ou aplicar possa dar certo;

* Responsabilidade você deve ter sobre o que está fazendo e como está fazendo, pois poderá afetar terceiros, dependendo da situação;

* Ética juntamente com a responsabilidade regem princípios, tanto locais como sociais, a fim de aplicar seus conhecimentos e fazer esses darem certo, seja onde for, visado sempre o futuro.

* Sabedoria é um fator que vem agregado ao conhecimento, mas são coisas distintas. Você até pode saber como se faz, mas se nunca fez, você não possui essa sabedoria na prática. O saber muitas vezes é um dom, auxiliando muito na transmissão do conhecimento.

* O comprometimento vem atrelado a uma serie de fatores, desde locais, bem como sociais e consigo mesmo. Não é começar uma coisa e desistir do nada, sem pensar nos impactos causados. É atrelado a uma série de fatores, principalmente, voltados ao ato de “vestir a camisa”, fazer o que se gosta, começar algo e terminar ou transmitir a outro com seriedade, não abandonar tudo. É um fator muito importante, juntamente com os demais fatores anteriores, pois sem ele, as coisas não funcionam.

* Equilíbrio é o “ato de não cair”, ter controle de si e de suas atitudes, muitas vezes voltados ao emocional, ter “jogo de cintura” para passar por situações e muitas vezes enfrentá-las. Usar a humildade e sempre buscar auxilio, caso necessite é o caminho mais indicado.

* Ter resistência em um mercado competitivo não é uma tarefa fácil.  Para que você tenha essa, você tem que estar muito bem trabalhado nas demais fatores citados anteriormente.

 Tarefa fácil?
 Não mesmo.

Crescer é muito mais do que a gente prensa e para que isso aconteça, há uma longa caminhada, muito foco e determinação. Por isso, vamos refletir sobre tudo isso que postei aqui, rumo a novos caminhos, mais 365 dias pela frente.

  
Finalizamos com o seguinte pensamento:

Nem toda mudança é crescimento; nem todo movimento é para frente.
 (Ellen Glasgow).

Nenhum comentário:

Postar um comentário