Afinal, O que é Liderança?

           Muito se fala atualmente em Liderança, Papel do Líder e termos semelhantes. Antes de falarmos sobre isso, quero apresentar aqui nesse tópico conceitos que realmente digam o que é Liderança. O papel do líder tem em qualquer ambiente é de extrema importância, especialmente quando se trata de ambientes corporativos e organizacionais.

            Vamos ler abaixo alguns conceitos:

          Segundo Oliveira (1997), liderar é exercer alguma forma de poder. O poder é a capacidade de influenciar alguém. A liderança é o estilo de se exercitar esse poder. Uma pessoa “exerce liderança” quando influencia o comportamento de outras.

         Chiavenato (2001) complementa o conceito de liderança enfatizando a necessidade das empresas em tê-la em cada um de seus departamentos. O administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas para que seja um líder bem sucedido.

            Hunter (2004, p. 25) define a liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Para o autor, a liderança deve estar a serviço, ou seja, o líder deve ser empático com os seus liderados, para que obtenha o empenho máximo de todos.

           De acordo com Neto e Calvosa (2006, p.1), a liderança é uma das principais buscas da sociedade. Em todos os processos, até nas mais antigas civilizações como os homens da pré - história, já era verificada a existência de um líder, de alguém que tentava controlar, dividir as tarefas, como, por exemplo, quem iria cuidar das crianças ou quando deveriam se mudar por causa do frio para sobreviverem. Enfim, o destino de uma família, de uma organização, de um país, tudo está ligado e associado à capacidade de liderança. Ainda que nessa nova Era a liderança busque por novas atuações, e por quebra de novos paradigmas, ela também busca que as pessoas sejam lideradas por quem consiga extrair o melhor de cada uma delas, e que as  mobilize a fim de que se comprometam com alguma causa ou objetivo.  

          Segundo Neto e Calvosa (2006), liderar, então, é uma arte de capacidade de conseguir com que pessoas façam algo, ou busquem resultados por meio de confiança, admiração e 7 vontade própria, motivados por um ideal ou por um objetivo que as organizações tentam alcançar.

           Finalizando o conceito de liderança, Ervilha (2008, p. 29) afirma que “liderar é influenciar e conduzir pessoas nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido, que busca os resultados desejados”. Assim, a liderança para que seja aplicada de forma a acontecer com perfeição deve mostrar o que se espera e quais objetivos se querem alcançar.


          Podemos notar que, além de serem apresentados o mesmo conceito descritos por diversos autores, todos possuem a mesma essência, ou seja, influenciar, conduzir, mostrar o caminho a seus liderados.


           No próximo Tópico, iremos falar sobre os Estilos de Liderança.

 


Referências de Conceitos:

OLIVEIRA, M. Energia emocional. São Paulo: Makron Books, 1997

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da Administração.Rio de Janeiro, Elsevier, 2001

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança.Rio de Janeiro: Sextante, 2004

NETO, Silvestre Prado de Souza; CALVOSA, Marcello Vinicius Doria. As competências de liderança: atributos e práticas do líder do século XXI, uma pesquisa quantitativa. Rio de  Janeiro: Revista de Administração da UNIMEP, 2006.

ERVILHA, A. J. Limão. Liderando equipes para otimizar resultados. São Paulo: Nobel, 2008.

Fonte principal: http://www.convibra.org/upload/paper/2013/34/2013_34_7682.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário