A Escola como Agente de Mudança

          A Escola mudou muito de caráter nos últimos anos. Passou a não fazer o papel de escola de ensinar e, sim, em algumas regiões principalmente em locais onde a maioria da população alvo é de baixa renda, passou a ter o papel de educar, ou seja, muitas crianças e jovens não possuem um exemplo, uma base familiar educacional em casa, passa a ter na escola, seja direta ou indiretamente.

          Não só na questão de base, a escola com sua importância, internamente possui diversos problemas que podem ser melhorados, não só com estrutura física, mas sim com pessoal. Como assim? A escola precisa de pessoas que estão ali querendo fazer a diferença e não aguardando o mês passar, como sabemos que muitos fazem. As escolas em sua direção necessitam de gestores e não pessoas em cargos para fazer bonito e não entender nada de gestão, principalmente escolar.

          A escola mudou suas crenças e valores, mas não podemos deixar que mude sua essência, ou seja, o brilho dos olhos de quem quer aprender, crescer, ser alguém na vida.  Não importa se é pública ou particular. O Educador tem que ser Educador, e não apenas um professor por não ter outra profissão como sabemos que muitos são hoje. Essa é a pura realidade e impacta diretamente nos resultados, ou seja: alunos são menos capacitados, perdem a vontade de aprender por falta de motivação, não são educados para serem empreendedores, e tantas outras coisas.

A escola tem um enorme potencial de ser instrumentos de transformação social.
Basta querer.


          Não podemos nos abater apenas em questões políticas e ideológicas, com desculpas que isso ou aquilo não dá para fazer. Isso é utopia? Claro que não.  Isso é querer fazer a diferença na sociedade como agente transformador, para que no futuro seja valorizado. Primeiro deve-se plantar para depois colher.

           Assim como todo e qualquer gestor organizacional, o gestor escolar tem que estar preparado e motivado para assumir tal posição, disposto a fazer projetos e incentivar sua equipe colabore. Agir como agente de mudança, e não encher o quadro de lição, fazer os alunos copiarem, decorarem e depois tirar boas notas (por decoreba) e passado um mês ninguém mais sabe nada.

          A transformação social não é apenas em quesito de “mudar a sociedade em X lugar”, mas sim trabalhar ponto a ponto. Uma boa contrapartida nesse caso, pode ser parcerias locais com empreendedores sociais, voluntários dispostos a trabalhar e fazer diferente. Esse potencial é diferenciador e age diretamente em pontos que precisam ser mudados sim.

          O ensino de artes, filosofia, matemática, física, língua portuguesa e as demais é muito importante sim, mas somente isso na escola, não basta.

“Ahh, mas daí meu salário não vai aumentar R$1,00 se quer”. Você é um agente educacional por vocação, disposto a ser um agente de mudança ou mais um que não sabia a profissão que iria escolher e está ai por estar????

“Tal coisa é culpa do prefeito, governador, presidente”... “sei lá quem”. Você é um agente educacional ou um aliado de ideologias disposto a criticar, criticar e não agir????

          As coisas infelizmente não começam por aí, ou pelo menos não deveria. Citei essas duas questões acima, e respeito muito quem pensa diferente, a meu ver, mas a escola só será um instrumento de transformação social, se esses pensamentos começarem a ser deixados de lado e o foco for direto os beneficiados, ou seja, os alunos e demais em questão.

          Tudo na vida tem o lugar certo, a hora certa, pessoas e órgãos e momentos certos para discutir questões, principalmente quando ligado diretamente a maquina publica, onde é o maior problema hoje, mas é um dever pensar e agir corretamente sem implicar em perdas ou penalidades (menos conhecimentos transmitidos aos alunos, perdas de aula e outros fatores).


“Se o modelo não consegue transformar a realidade, a realidade deveria conseguir transformar o modelo.” (Italo Calvino).


Cito a frase acima, visto que é uma realidade e um fato em curto prazo a ser realizado ou a ser repensado.

 


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