Necessidade de Aplicação da Psicologia à Administração


Um dos grandes temas discutidos na atualidade é direcionado a necessidade das Organizações possuírem Psicólogos em seu quadro de colaboradores, inclusive no campo administrativo.

Segundo Chiavenato (2001, p. 122), no que se refere à psicologia administrativa, “deve ser utilizada no intuito de reconciliar os indivíduos com a organização”. Ressalta também que “a administração precisa compreender as pessoas, os grupos humanos e a comunidade na qual está situada a empresa”.

Um dos objetivos básicos da ação administrativa, conforme citado acima, é realizar e obter com êxito a interação dos indivíduos e interligar este com a coordenação das suas atividades, afinal somos seres humanos e não máquinas, logo, precisamos, de maneira geral, de interação e bom relacionamento.

Dessa forma, podemos compreender e refletir sobre a importância de um psicólogo dentro das organizações. Nem todos os seres humanos possuem a mesma facilidade de se comunicar, de se expressar e também não podemos deixar de ressaltar que “nem todo líder é líder” e isso implica em diversos fatores, principalmente no relacionamento interpessoal entre pessoas e equipes.

A psicologia dentro das organizações é  uma ferramenta de trabalho muito útil tanto no desenvolvimento das equipes e lideranças como nos processos internos. Uma equipe integrada precisa de um processo de maturação e, isso leva um bom tempo para se desenvolver e bons profissionais envolvidos nos processos.


 


Referências:

CHIAVENATO, Idalberto, 1929 – TGA, vol 1/ Idalberto Chiavenato – 6. Ed. ver e atualizada. Rio de Janeiro:: Elsevier: 2001 - 13ª impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário