Efeitos do Controle Estratégico nas Organizações


            A falta de controle estratégico, principalmente nas micro e pequenas empresas, diretamente ligada à área funcional do marketing e de produção/operações, visando um melhor resultado financeiro futuro é visivelmente nítida e impossibilita diretamente o crescimento de mercado destas empresas.

           Controle estratégico é um tipo especial de controle organizacional que se concentra em monitorar e avaliar o processo de administração estratégica garantindo que esta funcione apropriadamente.1

            A finalidade mais importante do controle estratégico é ajudar a alta administração atingir metas organizacionais, monitorando e avaliando o processo de administração estratégica (garantir que todos os resultados planejados durante o processo se torne realidade).2

           O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. [...] podemos dizer que ele supre as necessidades lucrativamente.3 A função do Marketing é facilitar as trocas entre uma organização e seus consumidores finais, compradores industriais e clientes, e estas devem atrair e manter os clientes para gerar vendas e lucros.4

           A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender as necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.5

           A função produção é uma das principais áreas essenciais das organizações. As decisões tomadas pela alta administração afetam a maneira de como essa função contribuirá para a eficácia competitiva da organização.6

            A estratégia de marketing se relaciona diretamente com a configuração da área de operações nas organizações.  O que a empresa precisa vender precisa ser compatibilizado com a capacidade de produzir o bem ou serviço. Da mesma forma, a produção pode oferecer diferenciais nos produtos e serviços que alterem a estratégia de marketing da empresa.7

          Diversos tipos de análise financeira são úteis à tomada de decisão na administração estratégica. Realizar a análise de alguns indicadores e outras ferramentas é fundamental para a verificação do rumo em que a empresa está tomando no mercado.9 Essas análises, podemos dizer que: são de Indicadores Financeiros (Grau de liquidez, indicadores de atividade, indicadores de lucratividade), análise do Ponto de Equilíbrio e Análise do Valor Presente Líquido (VPL).

          O objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas sócios e outros). A geração de lucro e caixa é importante para que uma empresa cumpra suas funções sociais (pagar impostos, remuneração aos colaboradores, realizar investimentos, entre outras).8

             O controle estratégico, seja em qual área for utilizado, é de extrema importância, pois ai os gestores tem o poder de não só mensurar análises, mas sim de analisar se a sua empresa está correspondendo os resultados esperados, corrigir falhas e traçar novos rumos, tanto ao ambiente interno como ao externo.

 


Referências:

1, 2, 4 6, 7, 9 CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. – São Paulo: Pearson Education Brasil, 2010. Paginas 139, 167, 205, 213, 215, 230.

6 CORRÊA, Henrique L.;  CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. Ed. 8. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2012. Página: 24.

8 HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira, estratégias financeiras e orçamento empresarial. 10 ed. – São Paulo: Atlas, 2012. Pagina 3.

3 KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 3. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Pagina 4.


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