13 Mandamentos para o Sucesso de uma Estratégia


1. Dar prioridade ao aumento da posição competitiva da empresa a longo prazo, estabelecendo-a como líder.

2. Entender que uma estratégia clara e consistente, quando bem elaborada e bem executada, constrói a reputação e a posição da empresa, ao passo que uma estratégia simplesmente elaborada para capturar posições dilui os benefícios.

3. Não se comprometer em manter uma estratégia incoerente do ponto de vista de uma posição competitiva a longo prazo, ou com pequenas possibilidades de atingir a liderança.

4. Investir e Criar uma vantagem competitiva sustentável. Essa é a maior contribuição para um lucro acima de média.

5. Ser agressivo ao construir a vantagem competitiva e protegê-la sempre.

6. Evitar estratégias capazes de serem boas somente dentro das melhores circunstâncias. Prevenir-se contra as más circunstâncias.

7. Da mesma forma, evitar estratégias rígidas ou inflexíveis. As mudanças nas condições de mercado podem torná-las rapidamente obsoletas.

8. Não Subestimar a reação e o compromisso dos concorrentes.

9. Cuidado ao atacar concorrentes fortes e com mais recursos antes de ter uma vantagem competitiva sólida e ampla força financeira.

10. Considerar que atacar fraquezas dos concorrentes é normalmente mais vantajoso do que atacar as suas forças.

11. Cuidado ao cortar preços sem antes ter uma vantagem de custo competitiva.

12. Estar ciente de que movimentos agressivos aos líderes sempre provocam retaliações agressivas em forma de guerra de preços.

13. Empregar movimentos estratégicos fortes em estratégias diferentes para abrir vantagem aos tributos do seu produto.
 




Referências:
SOARES, Ted. Fundamentos de planejamento Estratégico e Tático: para profissionais e alunos de cursos técnicos nas áreas de gestão, logística e administração / Ted Soares. - São Paulo: Textonovo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário