Gerenciamento de Processos X Realidade

          A sociedade como um todo vem ao longo dos anos sofrendo transformações. Assim como o ser humano, as organizações estão a cada dia se modernizando, ou seja, se adequando a realidade em que a sociedade vive por diversos fatores, e a maneira de pensar em “processos” também mudou. Essa mudança, a realidade com a tecnologia é de extrema importância aos bons olhos de todos.

          Anos atrás, as organizações falavam muito, quando se tratava de “processos”, em Sistema Toyota, Kambam e outros métodos e tentavam adequar estes à sua realidade. Felizmente isso mudou e muito em um método de evolução contínuo, ou seja, está desenhando um processo que seja adequado a sua forma de ser e fazer sem que isso atrapalhe o bom andamento da organização. Os métodos citados anteriormente são muito eficientes sim, porém não eficientes e eficazes para todos.

          O setor tecnológico que se aperfeiçoa a cada dia, vem transformando todos os setores da economia. Como assim? É simples. Os sistemas tecnológicos vêm simplificando coisas e ações que muitas vezes eram feitas pela “mão humana” e hoje essa foi substituída. O consumidor em geral, mudou a sua mentalidade e passou a ser mais exigente, atribuindo valor aos produtos pela sua qualidade e o preço a ser pago é apenas um agregado sobre este, ou seja, se o produto ou serviço for bom e de qualidade para este, o consumidor não se importa de pagar mais em troca de benefícios. Dessa forma, a lei da Oferta e da Demanda também está modificada em termos de quantidade e qualidade.

          Podemos notar que, quando uma organização desenha e põem em prática o seu processo, seja de cunho administrativo, financeiro, logístico, comercial, enfim, da sua forma de ser e fazer as coisas muda muito.  Como sabemos, vivemos em uma era em que a inovação, o fazer a diferença e fazer diferente valem muito. O que eu tenho disponível e que eu posso disponibilizar, atender as demandas de acordo com as necessidades é a base de tudo. 

          A tarefa não é fácil, mas planejar é essencial e quantos desenham e fazem isso? Poucos. Quando o lucro, o dinheiro está entrando fica tudo bem. Quando a economia se aquece, fica melhor ainda. Quando há uma crise, parece que tudo se desmorona e a falta de planejamento é muito grande. Buscar e achar culpados é uma tarefa um tanto fácil, mas buscar soluções, é um tanto complicado porém é uma missão e muitas organizações estão despreparadas para isso.





          Hoje, cabe não só aos administradores, mas a todos engajados em uma causa, seja qual ela for, sentar, planejar, olhar ao mercado que está a sua volta e buscar, testar soluções caso contrário, o retrocesso é enorme. Isso tudo que foi citado até o momento, não é novidade para ninguém, mas na maioria das vezes, principalmente agora neste momento de crise em que o Brasil está enfrentando, muitas organizações estão fechando suas portas, demitindo centenas de pessoas onde, muitas vezes, não foi buscada ou adequada uma solução ao problema. Métodos, processos novos? Pode ser. Mas o Planejamento seja em curto, médio e a alongo prazo (operacional, tático e estratégico) é imprescindível para começar. Se desconhecer este, procure soluções e quem saiba, antes que seja tarde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário