Empreendedorismo Social: Suas Características e Benefícios a Sociedade


           As Empresas Sociais são Inovações atreladas aos demais segmentos da sociedade, com características próximas às empresas capitalistas clássicas, produzindo bens e serviços, empregando trabalhadores, inovando e criando valor, seja direta ou indiretamente. A sua especificidade está na criação de benefícios sociais para um determinado segmento da população e no tipo de empreendedor que as lidera.

          O conceito de “Empreendedor Social” está relacionado à qualidade inovadora dos empreendedores. Os empreendedores sociais focam em problemas da sociedade, encontrando alternativas para melhorar os sistemas e promover mudanças em larga escala.

          O perfil do empreendedor social é de uma pessoa que contribui a provocar mudanças sociais, com o intuito de buscar soluções para diversos problemas da comunidade, como por exemplo, os problemas educacionais. De certa forma, os empreendedores sociais são vistos como agentes de mudança, pois o seu objetivo não é gerar lucros para melhorar sua própria vida financeira, eles buscam melhorar o ambiente ao seu entorno com suas ações desenvolvidas proporcionando qualidade de vida ao seu próximo.

           A principal vantagem é inserir grupos de baixa renda na cadeia produtiva, levando-os a uma condição de vida melhor. Sua empresa aparece como a responsável por essa ação, o que gera uma publicidade positiva.

          Como qualquer outra empresa, as de caráter social utilizam também técnicas de gestão, inovação e criatividade para maximizar o chamado capital social de uma comunidade, como bairros e cidades. Em outras palavras, os empreendedores se propõem a transformar a vida das pessoas e agregar valor à comunidade, utilizando técnicas presentes no cotidiano das empresas.

           Como principal característica dos empreendedores sociais temos: visão estratégica, os seus valores e ética, o seu sentido de missão, a sua determinação e persistência, nunca desistindo, nem perdendo a perspectiva perante as adversidades, mesmo sacrificando a sua vida pessoal. Também representam ou almejam um a visão que têm de um mundo melhor é acompanhada de um sentido prático na resolução dos problemas que enfrentam, trabalhando com recursos escassos ou mesmo inexistentes.

          Outra característica do empreendedorismo social é o engajamento gerado por quem se dedica à sociedade. Para potencializar os projetos e viabilizar as próprias ideias, os empreendedores se transformam em recrutadores, buscando apoio generalizado da sociedade. A ideia é adotar iniciativas em larga escala e difundir as melhorias ao máximo.

          O seu exercício de liderança é feito sem autoridade, sem qualquer poder, apenas inspirando e motivando os outros a participarem nesse projeto de construção de um mundo melhor e uma sociedade mais “justa”.  Utopia? Talvez. Mas àqueles que realmente necessitam e são beneficiados pela iniciativa, qualquer gesto pode mudar muito a sua vida. A gente acha bobagem, mas quem realmente vive em vulnerabilidade social, sem as condições mínimas de sobrevivência e oportunidades, é eternamente grato a tudo e aproveita ao máximo as oportunidades geradas.


 



Referências:

Empreendedorismo Social – Disponível em: http://destinonegocio.com/br/empreendedorismo/empreendedorismo-social-como-promover-mudancas-na-sociedade/.

Empreendedorismo Social – Disponível em: < https://teresacorreiadelacerda.wordpress.com/2009/03/19/39/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário