A cada dia, cada mês, cada ano que passa, a vida se transforma. Nós nos transformamos. Como sabemos, diante de nossos direitos, somos livres para ir e vir, mas sobre qualquer ação há uma reação. Um cidadão de bem cumpre com seus deveres, tendo direitos a seu beneficio ao qual pode ser usufruído (não entrarei em detalhes referente a esses direitos e deveres). Como sabemos, uma sociedade é um conjunto de seres interagindo de certa forma com interesses em comum buscando supri-los de alguma forma. Cada ser possui uma característica diferenciada, suas crenças e seus valores. Há os cidadãos que são simples, há os cidadãos do mal os chamados marginais, pessoas ambiciosas, os que buscam seus sonhos e objetivos e tantos outros, as pessoas medíocres. Há diversas características de pessoas, ou classes, seja livre para utilizar uma nomenclatura ao seu gosto.
Todos nós somos pessoas que possuímos vontades, objetivos e sonhos, e muitas outras características, mas cada um deve saber se, o que busca ou o que faz está certo ou errado. Você é livre e deve saber a forma de viver, de pensar, é certa ou errada e não perguntar ao seu vizinho, seu amigo ou qualquer outra pessoa. Coloque isso em sua mente e trabalhe com seus pensamentos.
Medíocre é o ser que o ser que não é ambicioso, que não tem vontade de crescer e ser alguém na vida, um ser de certa forma insignificante d certa forma por não ter uma opinião própria e ser conduzido pela opinião alheia. Há inúmeros conceitos que tratam diretamente deste assunto, mas vamos trabalhar em cima deste que citamos.
No mundo capitalista em que vivemos hoje, a opinião alheia deixou de ter certo valor, e a mídia, infelizmente tem um poder enorme sobre as crenças, culturas e até no dia a dia de muitas pessoas. Nos últimos anos, o número de seres pensantes aumenta e diminui ao mesmo tempo. Como assim? No mesmo rumo que a população mundial aumenta, estas sofrem influencias de alguma forma, deixando suas opiniões de lado e muitas vezes seguindo a vida com outros rumos norteadores. Citamos por exemplo, no trabalho, um Gestor tem que seguir uma norma se fazer a sua parte de acordo com o que a empresa que presta serviços quer, e não como ele aprendeu ou acha que deveria ser; outro exemplo, uma senhora que não possui um bom nível de instrução, fica a noite em casa assistindo novelas e telejornal em certa emissora e não se interessa em buscar novos conhecimentos para ela. O que foge do nosso senso comum e individual deve ser tratado com caráter especial.
Mas o que isso tem a ver com o nosso assunto, nosso Propósito. Eu garanto que muita coisa. Não importa nossa classe social, nossa etnia, nossa profissão. Sejamos seres únicos e como seres pensantes, temos algo em comum, mas temos que ser diferenciados, não se deixar levar pela opinião alheia e também não se impor por pressão de Ninguém. Temos que ter nossa opinião própria e segui-la, porém respeitando as normas vigentes (por exemplo, a constituição do país). Deixarmos de ser medíocres perante a sociedade e impor nossos direitos exigir que nossa opinião seja respeitada também, nos transformará em pessoas diferenciadas, diante da forma. Tenhamos uma sã consciência do que podemos buscar e alcançar a cada dia, e fazer da melhor forma possível para buscarmos um destaque, porém sem afetar os seres alheios. Como diz certo ditado popular “o sol brilha para todos”, mas temos que saber usá-lo de maneira adequada para não termos um resultado inesperado.
Neste momento, gostaria que você imaginasse um corredor de maratona, seja homem ou mulher – fica a seu critério. Quando falamos em maratona, lembramos de um circuito em que pessoas com um objetivo em com disputam chegar em um menor tempo ao final do percurso. Quem chega primeiro é o vencedor. Mas nem sempre quem vence a primeira vez, vence todas as demais maratonas. Cada ser é preparado de certa forma e tem seus limites. Ganhar uma, duas ou três vezes é normal, mas ganha 100%, jamais. Neste caso, o medíocre a cada maratona, vai sair com toda a sua intensidade, mas quando vai chegando ao meio, visando o final, vai perdendo essa intensidade. A pessoa que utiliza uma estratégia própria, por exemplo, inicia a maratona com uma menor intensidade e vai aprimorando no decorrer do percurso, certamente terá maior êxito com sua estratégia do que o corredor citado anteriormente. Pode este não ganhar a primeira, a segunda maratona. O aprendizado que ele vai adquirindo em conjunto com suas estratégias certamente vai levá-lo ao êxito no futuro. E certamente, por seu preparo próprio competirá muitas vezes mais do que os demais.
Continue pensando na maratona citada acima. Não é somente para maratonas que envolvem corridas. É para todas as maratonas da vida. Não vamos nos deixar por levar por opiniões alheias, vamos praticar mais. Como assim? Vamos mudar nossos costumes e sair do comum, ou seja, Sair da Rotina. Einstein, certo dia falou que “quem nunca errou é porque jamais tentou algo novo”. Ele foi um dos maiores mestres e pensadores e era considerado Louco. Vamos aderir a essa ideia e vamos soltar a nossa Loucura.
Aos empreendedores, aos empresários em geral, aos nossos governantes (não importa o estado, país ou nação) e a toda população Envolvida. Adoramos reclamar de tudo que não dá certo, que não condiz com o que desejamos. Estamos com inúmeras oportunidades para fazer a diferença diariamente e não aproveitamos estas. Há jogo de interesses?? Há muitos interesses sim. Mas vamos agir como seres pensantes e deixar um pouco esses e vamos mudar a realidade e transformar o que está bom em ótimo, o que está regular em bom e assim sucessivamente. Chega de certos envolvimentos sociais e vamos buscar novos horizontes. A Sociedade Mundial Agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário